skip to main | skip to sidebar

ANDARILHOS NO GESTAR

Um espaço para trocas, partilhas, de ações e experiências do Programa Gestar II-Língua Portuguesa, como também do nosso contato com o ensino de língua portuguesa nas escolas.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

UMA MISTURA DE APRENDIZADOS E DESAFIOS:

Postado por Guiana às 11:05 AM 2 comentários:
Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página inicial
Assinar: Postagens (Atom)

MegaContador

Mega Contador
Powered by Mind Media

Quem sou eu

Minha foto
Guiana
Sou apaixonada pelo que faço! Tenho 12 anos de experiência como professora de língua portuguesa e 04 anos como coordenadora pedagógica. Atualmente, estou atuando apenas como coordenadora. Quem despertou em mim a vontade de ser professora foi minha mãe, Olga Maria. Desde pequena,eu e minha irmã mais velha (Guiomar)corrigíamos as atividades dos alunos de minha mãe e ainda fizemos com ela o seu 4º ano para a complementação do curso pedagógico, pois a ajudávamos nas atividades exigidas. Auxiliava meus irmãos mais novos em suas atividades; brincava de escolinha com os filhos dos vizinhos; enfim, ia seguindo os passos de minha mãe... Vim para Brasília com o objetivo de fazer faculdade e, na metade do curso de Letras - português e suas literaturas, na Universidade Católica, comecei a trabalhar no Colégio Tiradentes, uma escola particular que me apoiou e construiu muito da profissional que sou hoje... Aprendi, e continuo aprendendo, muito com os meus alunos, trocamos conhecimentos, convivemos e nos cativamos dia a dia...
Ver meu perfil completo

FORMADORES DO CEARÁ

  • Banagestar II LP- Gerúndio de Gente!!!
    TP4- Letramento Cultura e o nosso Livro de Memórias!
    Há 15 anos
  • Elivania no GESTAR
    Há 13 anos
  • Fábio Galvino formador de Língua Portuguesa
    Há 15 anos
  • gestar II Ce
    Há 15 anos
  • Gestar - Jaguaretama - CE
    RELATÓRIO DO GESTAR II JAGUARETAMA CE
    Há 15 anos
  • Gestar II / Português e Matemática
    Há 15 anos
  • GESTAR II - Choró: Construindo Conhecimentos e aprimorando saberes!
    Oficina de Língua Portuguesa Unidades da TP 5
    Há 15 anos
  • Gestar II - Língua Portuguesa
    Memorial
    Há 15 anos
  • Gestar II - Língua Portuguesa - Tabuleiro do Norte
    Considerações Finais
    Há 15 anos
  • GESTAR II - Pereiro
    SUGESTÕES DE LEITURAS
    Há 15 anos
  • Gestar II Ibaretama
    Professores exibem seus portifólios
    Há 15 anos
  • GESTAR II NO FORTIM
    Gestar II no Fortim - 5º encontro
    Há 15 anos
  • GESTAR II PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR ICAPUÍ
    Há 15 anos
  • Gestar II Quixadá - As páginas da aprendizagem em nossas mãos!
    FELPO - Um coelhinho apaixonante!
    Há 15 anos
  • Gestar Jaguar Língua Portuguesa
    Chegamos ao fim da TP3.
    Há 15 anos
  • GESTARARACATI II
    TRAVESSIA DO RIO
    Há 15 anos
  • GestarII Jaguaretama
    Há 15 anos
  • gestarlinguaportuguesa
    A 07 - Relação Entre Orações: Coordenadas e Subordinadas Subjuntivas - V...
    Há 11 anos
  • Iracema no gestar II
    PROJETOS E ESCOLAS CONTEMPLADAS
    Há 15 anos
  • TEORIA E PRÀTICA NO GESTAR
    Há 14 anos
  • TROCANDO IDEIAS
    TÓPICOS E DESCRITORES –9ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL
    Há 13 anos

GESTAR II_CEARÁ

GESTAR II_CEARÁ
Formadores e coordenadores em atividade coletiva (1ª fase de formação)

FORMADORES DE MONTES CLAROS-MG

  • Descortinando as
    ANVISA X João Valle: Parceria que deu certo!!
    Há 9 anos
  • SOU FORMADORA DO GESTAR
    Jogos Escolares
    Há 10 anos
  • QUEM VENCE SEM RISCOS TRIUNFA SEM GLÓRIA
    Experiencia do fracasso
    Há 13 anos
  • Relatório das atividades proposta
    Atividade 1.3
    Há 14 anos
  • marcia santos
    Há 14 anos
  • APRENDENDO,CRESCENDO E REPASSANDO EXPERIÊNCIAS...
    Retire os advérbios de intensidade das frases, junto com a palavra a que eles se referem, classicando-a em verbo, adjetivo ou advérbio. a) Ficamos profundamnete gratos pela ajuda. b) Aquele professor explica muito bem. c) Ela é menos bonita que a rimã. d) Aquela senhora viaja bastante. e) Celina está meio confusa com a situação. f) Pedi que eles saíssem bem depressa. 2) Identifique a ideia que o advérbio em destaque acrescenta ao verbo: a) Eles não foram ao circo. b) O menino corre mais rápido que você. c) Hoje fez muito frio! d) Fiquei aqui te esperando. 3)Qual das frases abaixo contem advérbios com a idéia de dúvida? a) Provavelmente ela irá chegar amanhã. ( ) b) Com certeza ela irá chegar amanhã. ( ) 4) Quais das frases abaixo contem advérbios com a idéia de afirmação: a) Certamente eles irão jogar mais animados. ( ) b) Hoje eu não tenho que ir pra aula. ( ) 5. Nos períodos a seguir, as orações em negrito são todas subordinadas adverbiais. Classifique-as de acordo com a ideia que transmitem: Temporal – (ideia de tempo) Final – (finalidade) Comparativa – (comparação) Causal – (causa) Condicional (condição) Conformativa ( um fato ocorre de acordo com outro) Consecutiva (consequência) Concessiva ( indica uma exceção) Proporcional ( aumento ou diminuição compatível com outro aumento ou diminuição) 1.A reportagem saiu no jornal conforme determinou o redator. 2.Comprei o jornal para que Ana visse a foto. 3.Sabrina come como um passarinho. 4.Faça o trabalho como eu orientei. 5.A tristeza aumentava à medida que os dias passavam. 6.Bebo água porque tenho muita sede. 7. O velhinho teve uma fratura quando caiu. 8. Ele caiu porque escorregou no chão molhado. 9. Maria estava feliz, tanto que ria sem parar. 10. Você fala tanto que me deixa atordoado. 11. Fui ao jogo embora não goste de tênis. 12. Eu o agradeceria muito se o encontrasse. Reescreva as frases, transformando as locuções adjetivas em adjetivos simples. a) Fomos passear num dia de sol._________________________________________ b) Vimos a paisagem da lua nesse filme.________________________________ c) Todos gostam de uma palavra de carinho._____________________________ d) A higiene do corpo é importante para nossa saúde.________________________________________ e) A bandeira do Brasil é bonita.____________________________ f) Estudo no período da manhã______________________________ g) Fui ver uma peça de teatro._______________________________ 2.Relacione os adjetivos abaixo com as locuções adjetivas correspondentes. (a) pluvial (b) campestre (c) bovina (d) cardíaco (e) fluvial (f) marítima ( ) Água de rio ( ) Flor do campo ( ) Músculo do coração ( ) Carne de boi ( ) Orla do mar ( ) Água de chuva Substitua as palavras destacadas por adjetivos pátrios equivalentes. a) Os jogadores do Brasil e da Noruega entraram em campo. b) O governo do Egito permitiu a entrada de turistas. c) O embaixador da Grécia visitou o presidente de Israel. d) Esses cantores do Nordeste apresentaram-se na televisão. e) Esses músicos da Alemanha foram muito aplaudidos. f) O tema dos debates foi a economia dos Estados Unidos e a política da Europa. Retire do trecho abaixo todos os pronomes e classifique-os. “Como um
    Há 14 anos
  • MÚLTIPLAS LINGUAGENS
    Há 15 anos
  • LINGUAGEM:UMA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE
    OFICINAS DA TP5: ESTILO, COERÊNCIA E COESÃO
    Há 15 anos
  • Espaço reservado para o conhecimento...
    Vídeo apresentado aos cursistas na Avaliação Final do Gestar II
    Há 15 anos
  • Troca de Conhecimentos
    QUEM SOU EU
    Há 15 anos
  • Linguagem e Cidadania
    Aulas de Voo
    Há 15 anos
  • GÊNEROS E TEXTOS A CONSTRUIR RECORTES DE VIDA
    FOTOS DA OFICINA EXTRA-EXTRA DO GESTAR DE LP
    Há 15 anos
  • Uai Tchê no Gestar
    Objetivos
    Há 15 anos
  • Eu no Gestar
    Relatório TP6
    Há 15 anos
  • Discursos que se cruzam educação que se renova
    Oficina livre 04
    Há 15 anos
  • Gestar II Lingua Portuguesa
    PROJETO
    Há 15 anos
  • Gestar II - Montes Claros
    Há 15 anos

GESTAR II_MONTES CLAROS

GESTAR II_MONTES CLAROS
Formadores e coordenadores em atividade coletiva (2ª fase de formação)

Vale a pena acessar

  • http://gestar2profavivianeramalho.blogspot.com
  • http://dioneygomes.blogspot.com
  • http://www.stellabortoni.com.br
  • http://rubemalves.com.br
  • http://www.marcosbagno.com.br
  • http://www.museudalinguaportuguesa.org.br
  • http://www.dominiopublico.gov.br

Seguidores

LIVROS QUE INDICO

  • O PROFESSOR PESQUISADOR: introdução à pesquisa qualitativa - Stella Maris Bortoni-Ricardo
  • NADA NA LÍNGUA É POR ACASO - Marcos Bagno

Arquivo do blog

  • ▼  2009 (9)
    • ►  novembro (6)
      • ►  nov. 29 (6)
    • ▼  agosto (2)
      • ►  ago. 14 (1)
      • ▼  ago. 13 (1)
        • UMA MISTURA DE APRENDIZADOS E DESAFIOS:
    • ►  junho (1)
      • ►  jun. 25 (1)